6 de dez. de 2013

FIM DE ANO: Uma espiadinha na árvore de Natal do blogueiro - rs


De uns anos pra cá venho ficando cada vez mais desanimado em montar a árvore de Natal e enfeitá-la. Normalmente, quem mais fica empolgada com isso, aqui em casa, é minha mãe. Hoje, 6 de dezembro, na França, país de origem de toda minha família (pais e irmãos mais velhos), e demais nações europeias, comemora-se o Dia de São Nicolau, que na verdade é um santo de origem turca.

Os pais de muitos países europeus têm, por hábito, encher os calçados ou meias dos filhos com chocolates nesta data. Em troca, as crianças apenas colocam algum tipo de verdura ou fruta ao lado dos sapatos, na véspera, para saciar a fome do burrinho que acompanha São Nicolau (aí, o papai de verdade tem a missão de dar uma mordida no vegetal para alimentar a fantasia do filho - rs). Costuma-se colocar o calçado numa chaminé... parece-lhe familiar? rs

Segundo a Wikipédia, Nicolau é tido como o primeiro santo católico a "se preocupar com a educação e a moral, tanto das crianças como de suas mães". Essa lenda de presentear as crianças colocando prendas nas meias, além da aparência peculiar de São Nicolau, com a enorme barba branca, acompanhado de animais de tração e um saco recheado de presentes, foi se transformando ao longo dos séculos na figura mítica de Papai Noel. A proximidade da data com o aniversário de Jesus apenas ajudou a moldar o mito e a tradição.

Bom, terminado o papo cultural, voltemos ao assunto da árvore: ontem, minha mãe quis que eu a ajudasse na arrumação da mesma. Acabei aceitando, arrumei tudo, montei a pesada árvore (que tem mais de 2 metros de altura) e fui enchendo os galhos com as dezenas de ornamentos que a família foi acumulando ao longo dos anos.

No fim, até que ficou bem legal e, explicado o significado do dia de hoje, resolvi postar fotos dos meus enfeites e bolas favoritos para que os leitores do BM possam conhecer um pouquinho mais de minha intimidade.


Gostaram do resultado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário